domingo, 8 de abril de 2012

COMO CELULAR SEM SINAL FAZ CHAMADAS DE EMERGÊNCIA?

Se você é cliente da OI ou da Claro, já deve ter passado por esta situação várias vezes. Dentro de um local fechado - como o banheiro do meu local de trabalho - ou mato à dentro como numa fazenda, o sinal some e no aparelho aparece a mensagem "Only Emergency" ou "Somente Emergência". Aí você pergunta: se o diabo do celular está sem sinal como é que ele consegue fazer uma ligação de emergência?



Na verdade, ele não faz. Quer dizer, ele faz, mas não com o sinal de sua operadora. Deu pra entender?

Segundo uma norma da Anatel, que é seguida em todo o mundo, existe uma frequência em torno de 1800 MHz, que toda operadora de celular deve trabalhar. Assim, toda Operadora de Celular é obrigada a detectar e fazer uma chamada feira para os números 190 ou 112 que vai direcionar aos Bombeiros ou Polícia da região mais próxima. É como uma espécie de sinal de rádio, que capta de outras emissoras, bastando acessá-las. Esta regra serve apenas para os números de emergência. O sinal só aparece se houver alguma operadora disponível. Se não houver sinal de nenhuma operadora o seu celular vira zumbi, nem a opção "Somente Emergência" aparece.

Como a VIVO é a operadora que possui maior cobertura e geralmente tem servido de roaming para várias operadoras em ligações de emergência, ela anda fazendo algumas exigências à Anatel como cobrança de custos, mas sem sucesso até agora. Segundo a Anatel a ligação é totalmente gratuita!



Fonte: Revista Mundo Estranho

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...