segunda-feira, 30 de abril de 2012

O LIVRO DE ELI E A BÍBLIA!






Pra mim um dos filmes mais fantásticos que assisti até hoje que fala sobre religiosidade de uma forma crua, sem fanatismos ou discursos chatos. Quando assisti "O Livro de Eli", ao final, fiquei com um sentimento estranho tentando justificar que apesar de toda violência e clima hostil do filme, ficamos com uma bonita mensagem de esperança como realmente o filme se propõe. Talvez alguém questione se o fim justifica os meios, uma vez que Eli pratica violência matando cruelmente inimigos e deixando inocentes sofrer, apenas para proteger a palavra de Deus. Na mesma hora me lembrei das várias passagens das Escrituras Hebraicas aonde aconteceram o mesmo. Vou ser apedrejado por comparar Eli com as "guerras santas" da Bíblia, mas sou um provocador, e nada como uma boa dose de polêmica para refletirmos em nossa fé.

O fato é que a Bíblia,durante séculos, foi atacada, chegou a ser proibida, queimada, desacreditada, mas Deus permitiu que ainda assim se tornasse o maior livro do mundo atual, capaz de influenciar filosofias, líderes e a vida de bilhões de pessoas. E se neste momento ocorresse uma terceira guerra mundial, aonde uma disputa nuclear acabasse por desencadear uma explosão solar capaz de exterminar toda a raça humana? E se livros fossem raridades, a maioria das pessoas fossem analfabetas e os humanos tivessem voltado a situação de serem rudimentares de guerreiros assassinos ou vítimas tentando sobreviver a inanição humana? E se em todo planeta não existisse mais um exemplar da Bíblia, o que faria se encontrasse um único exemplar existente? Será que Deus permitiria o desaparecimento de sua Palavra ou permitiria a um "escolhido" que levasse a Sua palavra de modo que todos pudessem continuar com fé e esperança?

Protagonizado por três dos meus atores preferidos, é partindo desse princípio que "O Livro de Eli" começa. Num futuro devastado pela guerra e pela natureza, os homens vivem como andarilhos e lutam para sobreviver. Não existe mais animais, muitos acabam praticando canibalismo, e a água é escassa, dominada por grupos assassinos que por causa desse poder dominam pequenas cidades. As pessoas trocam coisas por comida, as mulheres são subjugadas e os que não aceitam a condição acabam sendo assassinados. Neste ambiente vive Eli, um misterioso homem habilidoso com sua faca e em artes marciais que tem apenas uma única missão: levar o único exemplar da Bíblia para um local no Oeste dos Estados Unidos. Uma voz lhe ordenou essa missão e diz que o protegeria durante todo o percurso.

No meio do caminho, Eli acaba encontrando a "vila" dominada por um homem cruel (Gary Oldman) que é obcecado por livros e acredita que se tiver um exemplar da Bíblia em mãos, poderá dominar o planeta, porque manipularia as pessoas levando esperança para ela, "assim como foi feito no passado por igrejas, padres e pastores". Ao descobrir que este livro está nas mãos de Eli, decide perseguí-lo e embarca numa verdadeira e cruel caçada, aonde Eli contará com suas habilidades com armas e facas, com a ajuda adicional de Solara (Mila Kunis), "enteada" do vilão, e com a fé de que Deus o estará protegendo no caminho.

O filme foi dirigido pelos irmãos Hughes que não produzem um filme há muito tempo e por isso justifica a narrativa arrastada na maior parte do filme. A história demora a engrenar, eles utilizam muito a máscara preta no filme, cansando a visão algumas vezes, mas a ótima interpretação de Gary Oldman e Denzel Washington acaba amenizando o tédio inicial. As cenas de ação são bem feitas, as lutas bem coreografadas, mas é na mensagem central do filme que você acaba se surpreendendo. O roteiro é bastante conciso, os Hughes não perde tempo com explicações e se firmam apenas na história central.

Por fim a cena final da missão é  surpreendente e emocionante. Eli acaba chegando sem querer a um lugar aonde a Bíblia finalmente poderá ser mais uma vez propagada a todas as nações novamente e trará esperança para todos. A forma como Eli entrega o único exemplar é de certa forma muito tocante. Uma forma de dizer que haja o que houver, a Palavra de Deus nunca será destruída.












7 comentários:

_ disse...

Dois versículos são o meu comentário nesta postagem:

"O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão." Mt 24:35


"Os homens vaguearão de um mar a outro, do Norte ao Oriente, buscando a Palavra de Yahweh, mas não lhes será possível encontrar." Amós 8:12

Unknown disse...

Gostei do teu cometario,mas...kkk.um Deus que permite todo esse sofrimento não é digno de confiança. é só minha opinião.

Unknown disse...

Muito bom mesmo

Unknown disse...

Muito bom estava aqui querendo saber o que era o livro de eli sem saber que era a Bíblia sagrada tive um sonho está noite e sonhei que eu presisa ler o livro de eli(a Bíblia ) Amém meu Pai criador

Anônimo disse...

Deus não é responsável pelo sofrimento, aliás, para acabar com o sofrimento talvez ele tenha que acabar com o consolo dos homens; já pensou que talvez isso seja consequência do livre-arbítrio? Por exemplo, talvez o sofrimento não exista, ele seja apenas a ausência do consolo, do bem-estar...

Jaqueline disse...

Minha opinião, as pessoas ainda continuam a copiar a sabedoria alheia sem tirar conclusões com seus próprios raciocino e intelecto, tendo assim preguiça ou medo de saber e ver a verdade, que não está na biblia, "sabereis a verdade EA verdade vos libertará" se não Deus falaria aqui está a bíblia EA verdade, só que não o sistema as religiões tem uma parte obscura, na qual cabe a nós julgarmos...não acreditem em Qualquer coisa, Deus afirma que somos Deus na biblia, sendo assim temos seu poder e capacidade..não viemos pra sofrer nossa missão e se feliz ...Deus não e um mago com varinha de fada, temos nosso livro arbítrio, a bíblia foi modificada pelo homem, "maldito o homem que confia no homem" Deus manda amar o próximo não confiar nele, pois o mal se wsconde na luz, passa ileso como pessoas iluminadas ...a sabedoria te proteje da ignorância e medo, que infelizmente corroe a evolução e libertação de todos nós ...ninguém precisa acreditar, mais por favor questione mais sobre tudo. Existe pessoas que pregam uma verdade pra não mostrar a "realidade" Deus e muito mais inteligente e amoroso do que essas igrejas insanas e fanáticas....Deus e muito mais puro. Ele amor, paz, e felicidade....isso está reinando ? Estudem ....e parem de falar raciocínios de outras pessoas na qual acharam bonitinhos.

Anônimo disse...

Deus e bom temos o livre abitrio sabemos o que é bom e o mal

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...