segunda-feira, 23 de julho de 2012

QUEM É JAH?

Quem curte um bom reggae, pode nunca ter entrado numa igreja,  mas com certeza já ouviu falar em Jah sendo mencionado à exaustão em refrões melódicos. Assim,  talvez você se pergunte, afinal,  quem é Jah?
 
 
Jah é uma forma poética e abreviada de Jeová (Yahveh), o nome que a bíblia dá ao Deus Todo Poderoso, o Pai. "Jah" é representada pela primeira metade do tetragrama IHVH, isto é, yohdh' e he', respectivamente a 10ª e 5ª letra do alfabeto hebraico. Ela ocorre várias vezes nas escrituras hebraicas (velho testamento) e gregas (novo testamento), seja sozinha, ou acompanhada da expressão "Aleluia" - Hallelujah ou Louvai à Jah.

Assim, em princípio podemos ficar felizes ao saber que os regueiros de plantão, apesar de muita erva e dreadlocks na cabeça, louvam a Deus por meio de Seu nome original?  Não necessariamente. 


Bandeira do Movimento Rastafari

O "Jah" mencionado nas canções de reggae não é necessariamente o Deus mencionado na Bíblia. Não diretamente. Este Jah se refere ao deus na visão da religião jamaicana chamada RASTAFARI  - religião criada nos anos 20 e popularizada anos depois por Bob Marley na década de 70. Segundo eles,  Deus (Jah) reencarnou na terra na pessoa de Hailê Selassiê I, imperador da Etiópia entre 1930 e 1974, seguindo uma interpretação absurda das Escrituras Hebraicas, no que se refere aos descendentes de Cã, filho "negro" de Noé. Cã, deu à luz Cus, que por sua vez deu origem aos cananaeus, cusitas, que habitaram o sul da Europa e ajudaram a formar as atuais nações africanas, especialmente a Etiópia, citada várias vezes em passagens bíblicas. (Jeremias 13:23; 2 Cronicas 14:9; Atos 8:27)

Selassiê que governou a Etiópia de 1930 a 1974 e era considerado
pelos Rastafari a encarnação de Deus na Terra que levaria os Negros à dominancia do mundo.


Assim, quando você ouvir Bob Marley e outras bandas de reggae naturais da Jamaica, exaltar o nome de Jah, antes de imaginar que ele está se referindo ao nosso Deus, na verdade ele está se referindo a Selassiê I, que profetizou que no futuro as nações negras sobrepujariam as outras e dominariam o mundo! Definitivamente nada haver com o Deus amoroso e poderoso da Bíblia que disse que um dia o Reino de Deus "se elevará acima dos morros, e a ele terão de fluir todas as nações". (Isa 2:2-4).



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...