sexta-feira, 7 de setembro de 2012

FILME PRA CABRA MACHO!

 
 
 
Entre as décadas de 80 e 90, um gênero de filmes fazia a cabeça da mulecada. Eram os chamados filmes brucutu ou filme brutamontes. Com roteiro de menos, sopapos, tiros e explosões aos montes, uma geração de atores se tornaram ícones liderados pela "rivalidade" entre Silvester Stallone e Arnold Schwazenneger. Correndo por fora tivemos o velho lobo solitário Chuck Norris, que virou ícone deste gênero, sem falar dos filmes de artes marciais liderados por Jean Claude Van Damme, Jet Li, Michael Paré, entre outros. O sucesso de público era inversamente proporcional a opinião dos críticos de cinema, justamente por isso, cerca de 20 anos depois, ver MERCENÁRIOS 2 (The expendables 2) sendo elogiado pela critica atual chega a ser algo interessante. Mas é apenas uma prova de que muitos dos atuais criticos de cinema foram um dos milhares de moleques, que assim como eu, falsificava suas identidades para assistir filmes como Rambo II: a missão, Comando para Matar ou A Invasão USA.
 
 
Velhinhos o cacete! Arnie, Stallone e Bruce Willis mandando bala...
 
Se tivéssemos que estabelecer um gênero para Mercenários 2, poderíamos chamá-lo de comédia de ação, mas para mim, soou muito mais como uma grande homenagem aos filmes de ação que fizeram tanto nossa cabeça na adolescencia. Estão todos lá: Stallone (Rambo), Douph Lundgren (Ivan Drago), Arnie (Conan), Chuck Norris (MacQuade), Van Damme e o "duro de matar" Bruce Willis, além dos novos idolos Jet Li, o sempre ótimo Jason Stathan, Randy Couture - campeão 3 vezes do UFC - e Terry Crews, curiosamente mais conhecido no Brasil como o pai do Chris.
 
Mercenários 2, incrivelmente muito superior que o primeiro, acerta na fórmula de não se levar à sério e aproveitar a oportunidade para fazer um monte de reverência aos astros. O roteiro (?) é recheado de piadas que eles fazem entre eles mesmo (Em determinado momento Arnie fala "I´ll be back" e Bruce Willis responde "pô deixa de ser chato, para de voltar e fica de vez") o excesso de clichês (stallone com apenas duas pistolas enfrenta um exercito inteiro e sai sem um arranhão) é proposital e no fim agrada mais do que os corpos dilacerados, tiros, explosões e sangues jorrado aos montes.
 
Chuck Norris Facts: ele aparece na melhor cena do filme arrancando aplausos e reverências.
 
 
A história - sim, existe uma história - começa com nossos heróis numa missao na Ásia, para resgatar um prisioneiro numa das participações mais engraçadas de Schwarzenneger, com cenas de ação eletrizantes, a despedida em grande estilo de Jet Li e a apresentação de Sniper (Liam Hemsworth), um jovem combatente que após a missão pede para sair e voltar a sua vida normal. Entretanto quando Bruce Willis aparece e pede para eles entrarem numa nova missão, Sniper caba sendo morto pelo vilão Villain (???) interpretado meuito bem por Van-Damme, ainda em forma, apesar da idade. É quando Stallone decide se vingar da morte do garoto em algum lugar no leste europeu.
 
 
Rindo de si mesmos: o filme é recheado de piadas entre eles, como nas implicâncias de Stathan e Stallone
ou com a orelhas "amassadas" de Randy Couture.
 
 
As cenas de ação são fantásticas, dá espaço para todo mundo brilhar, ou seja, não foca apenas em Stallone, todos tem espaço pra bater, atirar e fazer cara de mau; e este é o maior mérito do filme. As piadas são muitas, rimos todo o tempo, e há até espaço para homenagear um dos maiores ícones das redes sociais, Chuck Norris, que aparece numa das melhores partes do filme para ajudar nossos heróis e a citação de uma das mais de 100 facts criados em torno dele. No fim, ao contrário do primeiro filme, não ficamos cansados, mas com a sensação de "já acabou?". Apesar de velhinhos, todos mandam bem, respeitando os limites físicos.
 
É um filme para se divertir com os amigos, se resolver levar a namorada, avisa logo que ela não vai ver nenhum roteiro cemplexo ou diálogos inteligentes. É um filme de ação, é entretenimento puro, e aquele momento para se lembrar de como era legal nossa adolescência. Vale à pena!!
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...