quarta-feira, 17 de outubro de 2012

E A BÍBLIA SEDUZ HOLLYWOOD!

 
Embora haja sequencias da franquia de Homem Aranha, Superman e Vingadores em produção, Hollywood já está na expectativa de saturação e aposta num gênero que fez muito sucesso na década de setenta e produziu grandes clássicos. Os dos filmes bíblicos! Tentanto voltar ao período em que filmes como 10 Mandamentos, Ben-Hur, Barrabás e A Bíblia... o início! se tornaram épicos, neste momento nada mais que OITO produções sobre temas bíblicos estão em fase de planejamento pelos grandes Estúdios. Não obstante, ao contrário dos clássicos que se preocupavam em ser mais féis à narrativa bíblica, os novos filmes pretendem fazer releituras, baseadas em visões históricas ou pessoais, o que por um lado pode ser uma novidade, mas por outro, pode ascender a antipatia de radicais e conservadores.  
 
São eles...
 
 
NOÉ
 
 
Superprodução estrelada por Russell Crowe, que já está em fase de edição mas que só deve chegar às telonas em março de 2014 é dirigido por Darren Aronofsky, que produziu recentemente o thriller psicológico Cisne Negro. O filme está sendo rodado na Islândia onde uma grande Arca em tamanho real foi erguida para as filmagens. Noé será mostrado como um patriarca guerreiro, que seguirá as ordens divinas, mas terá que enfrentar inimigos crueis como os nefilins, gigantes híbridos filhos dos anjos, que terá como personagem principal Og. No elenco ainda tem Anthony Hopkins interpretando Matusalém, além de Emma Watson e Jennifer Connely.
 
Russell Crowe dará vida ao patriarca Noé, que será mostrado como um guerreiro
e não apenas como um construtor da Arca.
 
 
 
JUDAS MACABEUS
 
 
Produzido, dirigido e estrelado por Mel Gibson, o filme já nasce com polêmicas. Por causa do filme A Paixão de Cristo onde mostra que Cristo foi morto por causa dos judeus e por algumas declarações infelizes, Gibson é considerado por muitos judeus como um antissemita, e justamente por isso, consideram um insulto ele produzir um filme sobre aquele que é considerado um dos grandes heróis do judaismo. O filme é baseado no relato dos livros de I e II Macabeus, que embora seja um livro apócrifo - existe apenas nas bíblias católicas - tem um valor histórico muito grande, pois relata uma das últimas batalhas dos Judeus contra o Império Grego Selêucida.
 
 
 
DEUSES E REIS
 
Steven Spielberg, que é judeus e que já deu sua visão pessoal sobre  Moisés na animação O Principe do Egito, volta a contar a mesma história, desta vez num filme real. O filme contará a história de Moisés, mas assim como fez em sua animação, colocará sua visão pessoal naquele que seria antes de tudo um guerreiro. Spielberg diz que pretende fazer um filme mais real e dramático, que mostre a dura realidade vivida pelos israelitas na escravidão e de como as pragas afetaram gravemente o povo egípsio. A Warner Bros. já aceitou produzir o filme que falta apenas detalhes e Spielberg terminar de produzir seu próximo filme Roboapocalypse. Portanto, Deuses e Reis só deve chegar aos cinemas em 2015.



Spielberg quer repetir o sucesso do clássico "10 Mandamentos" com um filme com muitos efeitos especiais
e já tem o aval da Warner Bros para isso.

 
 
EXODUS
 
Moisés está em alta, e este é outro filme que também contará a história do profeta. Dirigido por Ridley Scott, este porém, terá uma visão diferente do filme de Spielberg. Scott planeja mostrar o lado político e as causas sociais criadas com o levante do israelitas por meio de Moisés. É só um projeto ainda, mas como Scott se diz fascinado pela história de Moisés, o filme é dado como certo. Enfim, vamos ver como fica.
 
 
JESUS DE NAZARÉ
 
Eu particularmente acho que todos os filmes sobre Jesus ficaram obsoletos depois de A Paixão de Cristo, porém eis que Paul Verhoeven, que já produziu bons filmes como Robocop, O Vingador do Futuro, Instinto Selvagem e Tropas Estrelares, mas que estava parado há oito anos, anunciou sua mais nova produção baseada no filho de Deus. Verhoeven é membro de um grupo de teólogos e historiadores chamado Seminário de Jesus, e segundo ele, seu filme será novo pois focará no aspecto humano de Cristo, mostrando-o, ao invés de líder religioso, como um revolucionário terrorista  aos olhos do Império Romano.
 
 
MARIA, MÃE DE CRISTO
 
 
Odeya Rush será Maria
 
 
Este marca a estréia de Alister Grierson, que co-produziu Avatar, na direção de um filme"Maria", que como o título mostra, terá a mãe de Cristo como papel principal e focará apenas o período da infância e adolescência de Jesus, que por sinal, é omitida na Bíblia, mas aqui terá uma versão escrita por Bento Fitzgerald, que assinou o roteiro de A Paixão de Cristo. Não chega a ser uma superprodução, mas está sendo bem cuidado pela produtora Lionsgate que planeja produzir e distribuir o filme visando, principalmente, a América Latina. No elenco, de conhecido mesmo  apenas Peter O´Toole. Maria será interpretada pela lindíssma atriz israelense, radicada nos EUA, Odeya Rush, que está também no ainda inédito por aqui   A Estranha Vida de Timothy Green. As filmagens começaram em julho e a previsao de chegar aos cinemas é só em 2014.
 
 
 
 
GOLIAS
 
Marty Bowen e Wyck Godfrey, produtores da Saga Crepúsculo, convocaram e  Taylor Lautner, aceitou viver Davi nesta nova versão sobre o rei de Israel e terá que enfrentar Dwayne Johnson, que viverá o papel de Golias. Esta refilmagem  não seguirá a narrativa bíblica do jovem pastor que se tornou um guerreiro e um dos reis mais inesquecíveis de Israel, mas será mais focado no duelo entre Davi e Golias baseado (sic) em achados históricos. Visto que será dirigido por Scott Derrickson (O exorcismo de Emily Rose), parece que será uma boa produção, mas ainda é só um projeto que se sair, deverá ser só depois da Copa.
 
 
Dwayne Johnson será o temível Golias que o "lobo" Taylor Lautner terá que enfrentar.
 
 
 A REDENÇÃO DE CAIM
 
 
Este nem merecia ser comentado, mas como é baseado em personagens da Bíblia, não posso omitir. Estrelado por nada menos que Will Smith, o primeiro homicídio da humanidade terá uma versão nada bíblica no cinema: vampiros! Sim, nesta nova mania americana de incluir vampiros em reeleituras de clássicos - como vimos recentemente em Abraham Lincoln,  O caçador de Vampiros - a rivalidade entre Caim e Abel sera mostrada numa trama que envolve saguessugas sedentos por sangue. Vade retro!



Um comentário:

Fillipe Mak disse...

Uau!!!
Fiquei super ancioso. Pena q todos eles estão um pouco distantes. Mas já estou na estréia.
Gosto em especial pq apesar de serem versões das histórias, as tornam mais reais.
E pros cinéfilos de plantão como nós, é um prato cheio!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...