terça-feira, 9 de outubro de 2012

ESSE É O PAÍS QUE VAI SEDIAR A COPA?

O boneco gigante do tatu-bola foi destruído nesta madrugada de terça em Brasília. O mesmo já havia acontecido dias atrás em outros Estados. O jornal Correio Braziliense supõs que tivessem sido mendigos. Pelos mais de 38 comentários, o público manipulado concordou.  Vândalos, pedindes, marginais...? Ninguém nunca parou pra imaginar que pudessem ser um protesto ou uma revolta do povo contra um evento que só vai beneficiar grandes investidores?
 
 
O Mascote da Coca-Cola, ops, digo da Copa 2014 é alvo de manifestações por todo o país.
A última foi em Brasilia quando foi perfurada de madrugada.
 
 
Pra começar, a Coca Cola, uma das maiores investidoras da FIFA, é a responsável pela história do tal Mascote. O boneco que bem poderia se chamar "tatu-bola", está para ganhar um nome, que a depender da opção tríade imposta, será ridículo. O povo idiota, acha que a Copa será de todos, mas o próprio Ministro do Esporte, o socialista de araque Aldo Rebelo já declarou em entrevista à Veja que os jogos não serão para o povão, pois os ingressos serão caros e somente o europeu possui cacife para bancar o preço. No máximo, o povão brasileiro vai conseguir ingresso para um esdrúxulo um Egito x Turquia, mas se quiserem ver mesmo jogos importantes terão que concorrer a uma das 5 mil vagas de... voluntário!! Sim, por que a bilionária FIFA, mesmo arrecadando milhões com  Copa do Mundo e outros eventos, ainda vão explorar o trabalho de voluntários, que de graça, trabalharão desde a copeiros, faxineiros, seguranças, apenas para poder ver os jogos de perto.
 
A FIFA muda até as Leis de nosso país. Apoiado em interesses comerciais nossos políticos chegaram ao absurdo de permitir que a FIFA imponha ao Brasil as regras que melhor lhe atender, ferindo disposições constitucionais e a soberania e a dignidade do cidadão brasileiro. Vamos a alguns exemplos absurdos?
 
Proibida há mais de cinco anos, teremos cerveja no estádio. O que é bom, afinal, cervejinha e futebol se combinam. Mas não se alegre tanto! Não terão o gostinho amargo da Skol e nem a delícia gelada da Antarctica. Terão que beber a horrível Heinekken, que só gays, pseudo-descolados e metidos à besta acham que é gostosa. Mas não é só isso. As demais marcas de cerveja, inclusive todas as brasileiríssimas, não poderão vender e nem fazer marketing nos arredores do estádio, podendo ser presos por estelionato e comércio ilegal, e sim, pela nossa Polícia Militar e Federal, brasileiros pagos pelo Estado, terão que prendê-los por isso.
 
Que outro exemplo absurdo? A FIFA exige espaços exclusivos em pontos da cidade - na maioria turísricos ou que sejam caminho aos estádios e/ou concentração das seleções. Sabe o que isso significa na prática? Que se a FIFA quiser, cidades históricas não poderão comercializar produtos típicos de sua região, se a toda poderosa entendidade entender que fere - em outras palavras, que rivaliza - com seus produtos. Ta achando que é brincadeira? Em Salvador as baianas de acarajé receberam a informação de que não poderiam comercializar seus quitutes tradicionais pelas ruas da cidade. Após grande polêmica, a FIFA voltou atrás, mas fez exigências, entre algumas mais absurdas que a outra, a de que a baiana de acarajé teria que ser bilingue ou ter um interprete ao seu lado.
 
 
 
Charge divulgado em jornal baiano após tentativa da FIFA de proibir venda de
acarajé nas ruas de Salvador durante a Copa 2014.
 
 
 
É por estas, e outras, que embora seja fanático por futebol, sobretudo o meu grandioso Esporte Clube Vitória, sou e sempre fui contra a Copa do Mundo no Brasil. Acho que não era a hora! Milhões investidos em estádios que ficarão às moscas, onde metade do investimento poderia construir e manter pelo menos 5 hospitais médios ou 10 pronto-socorros. Escolas quebradas, ruas esburacadas, impostos à mil, e o dinheiro preocupado em construir "elefantes-brancos." O que me entristece é que o povo vai na onda do "pão e circo".
 
Desta forma, quando vejo noticias como a que aconteceu aqui em Brasilia, de pessoas que estão furando e destruindo o tatu-bola, solto uma gargalha, e sinto apenas uma pequena inveja, pois se pudesse e a coragem desse, tiraria um tempinho para da minha contribuição também.
 
E esse é o país que vai sedir a Copa...
 
 
 
 

2 comentários:

Fillipe Mak disse...

Caraca! Tava por fora d td isso.
Tava indo na onda do comercial Brahma, onde diz q vamos ter 'os aeroportos lotados sim, porém de torcedores empolgados e atletas incríveis'
Eu gosto de copa. Na verdade eu amo copa, festa, comemoração...
Mas táh me cheirando um grand merda isso sim.

Clarisse Reis, a senhora Robinson disse...

André, este foi um dos melhores textos que li em seu blog! Parabéns!
Quando falaram sobre os ataques a esse mascote, o Tatu-Derrado, eu logo imaginei que fosse uma forma de protesto.
Essa copa no "pais do futebol" não é para nós, a massa, o povão. Essa copa vai ser um dos maiores golpes da história do Brasil.
A gente vai viver um mês de caos por causa desse evento que o Brasil nao está nem um pouco preparado pra receber. Essa copa será um fiasco e torço mesmo pra isso. Poderiam estar investindo em outras coisas, como escolas, hospitais e etc. Pode até ser um discurso clichê da minha parte, mas que é verdadeiro, isso é.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...