sábado, 14 de abril de 2012

TEXACO OU IPIRANGA?

Há algumas semanas os moradores de Brasilia, que tinham a Texaco como posto fiel, se surpreendeu ao chegar e encontrar as bandeiras e as cores da marca Ipiranga. Na verdade, o mais observador, sempre verificou que havia uma certa afinidade entre os postos Texaco e Ipiranga, sobretudo nos produtos e serviços oferecidos. Confusão maior era em São Paulo, quando há mais de quatro anos, ao chegar num posto Ipiranga se deparavam com o aviso "Este posto pertence a BR Distribuidora". 


O brasileiro que adora carro, e muitas vezes é "chato" até com o posto que abastece, afinal, se preocupa com a origem do combustível que usa, talvez esteja interessado em saber finalmente o que está acontecendo.

O lance é o seguinte: em 2007 a Ipiranga, que até então era uma empresa brasileiríssima, foi vendida por U$ 4 bilhões aos grupos BR Distribuidora e a Ultra. Embora ambos pudessem utilizar a marca Ipiranga, a BR Distribuidora logo tratou de mudar seus postos, mas como a coisa era feita de forma gradativa, durou meses situações onde havia postos Ipiranda da BR e Postos Ipiranga da Ultra.

A coisa se complicou mais ainda em 2008 quando a Ultra comprou a marca TEXACO do grupo Chevron, e como o CADE, órgão responável pelo controle de marcas, proibiu-a de usar a marca Ipiranga na região norte, nordeste e centro-oeste por 5 anos, a coisa ficou assim: todos os postos Texaco viraram Ipiranga no Sul e Sudeste, enquanto no resto do país todos os postos da Ipiranga viraram Texaco. Entendeu?

Assim, tínhamos a seguinte situação: em São Paulo havia postos Ipiranga que pertenciam a BR e outros que pertenciam a Ultra. Porém, segundo a BR Distribuidora, eles não tinham nenhum interesse em utilizar a marca Ipiranga, portanto, em 2010 praticamente não havia mais nenhum posto Ipiranga sob sua administração, todos da BR Distribuidora. Visto que esse ano acabou o prazo dado pelo CADE, o grupo Ultra, que escolheu pela marca Ipiranga, vai mudar a bandeira dos Postos Texaco em todo o país.

O QUE ISSO MUDA PRA VOCÊ?

A grande maioria dos motoristas querem gasolina barata, e portanto, para estes que abastecem em qualquer posto não faz diferença, principalmente se ele utiliza a gasolina comum, pois como o próprio nome diz, ela é comum pois todas as redes de postos compram ela sem aditivos da única distribuidora no Brasil, a Petrobrás. A diferença está para quem utiliza gasolina aditivada ou gasolina premium. As aditividadas são adicionadas de detergentes/dispersantes com o objetivo de limpar o sistema de combustivel e com isso dá mais eficiencia ao motor. As gasolinas premium possuem nivel de octanagem - capacidade de resistencia à queima pelo  motor - maior que o mínimo exigido pela ANP que é de 81, baseado no Ciclo de Otto, próprio para motores mais potentes. 

Cada rede de postos produz seus próprios aditivos, óleos e lubrificantes, alguns com conhecida relevância e eficiencia sobre a outra. Existe a Podium da BR, a V-Power da Shell, e também a gasolina Techron da Texaco, que muitos especialistas afirmavam que eram uma das melhores do mercado. Produzida pela Chevron, antiga dona da marca, a Techron era uma espécie de gasolina comum com um pouco de aditivo. Ela era tão boa e recomendada que em 2007 a Chevron decidiu que não venderia mais a gasolina comum da Petrobrás, apostando na eficiencia de seu produto.

Assim, com a mudança da marca o impacto são para os clientes que eram fieis à gasolina Techron e outros lubrificantes produzidos pela Chevron que não terão mais acesso a este produto uma vez que a venda da marca não incluía os produtos. Além disso a capacidade da Chevron de produzir combustível de excelente qualidade é conhecida no mundo perdendo apenas para as da Shell, enquanto, não se comenta muito sobre os combustiveis produzidos pela Ultra/Ipiranga.


OBS: O serviço "KM de vantagens" da Texaco não mudou pois também era utilizado pelos Postos Ipirangas na região Sul e Sudeste.


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