quarta-feira, 21 de novembro de 2012

FANTASIA PELA REALIDADE

"O Coração é traiçoeiro" e o cérebro um eterno serviçal.  Quando a realidade parece ser dura demais para suportar, o cérebro pode amenizar trocando a realidade pela fantasia. O cinema, essa arte que adoro, nos presenteou com vários filmes que brincam com esse gênero. Filmes belíssimos, que emocionam. Abaixo os meus quatro preferidos deste gênero, não necessariamente nesta ordem.


DUBLÊ DE ANJO
________________________________________________________________



Drama, aventura, 117min, 2009.

Roy, um dublê de Hollywood, definha num hospital por causa de um câncer em estado avançado. A dor é tão insuportável que as doses normais de morfina já não fazem efeito, mas os médicos não aumentam a dosagem. Sua vida muda quando uma doce menininha chamada  Alexandria é internada no hospital. Roy decide utilizar a inocência da garota para que ela roube mais morfina mesmo que a intoxicação possa lhe causar a morte.  Para manter a atenção da garota, Roy começa a lhe contar uma história  de um herói que luta pelo amor de uma garota e contra o ditador de uma pequena cidade da Índia. 
 
Somos levados, então,  a belíssimas paisagens exóticas, a histórias de amor e aventuras que deixam a pequena Alexandria encantada, e de certa forma, inerte à sua própria dor. Na mente da garota, Roy é o herói principal, o Bandido Mascarado, enquanto os demais personagens como o indiano, o escravo, o místico, Luigi, Charles Darwin, o bandido e o Governador Odioso são todos pacientes do hospital, transformando sua realidade em fantasia. Entretanto, à medida que o tempo passa a afinidade entre eles aumentam, conhecerão as alegrias, as dores, as glórias e as decepções da vida.  
 
Feito pelo mesmo diretor de "A Cela", o filme é bonito e possui fotografias sensacionais, mas é um filme conceitual, ou seja, não possui um roteiro fácil para o público comercial, o que pode te deixar enfadonho em alguns momentos. Mas o final acaba sendo bonito, doce, mas ao mesmo tempo tragicômico, principalmente pela excelente presença da pequena atriz indiana Catinca Untaru, que passa uma sinceridade terna incrível.







LABIRINTO DO FAUNO
 ________________________________________________________________
 
 

 

Suspense, Drama, 112min, 2006.

Prepare-se pra viver grandes emoções neste trágico conto de fadas. Durante a guerra civil espanhola, Ophelia, uma doce garotinha é levada junto com sua mãe em  estado de gravidez de risco, para viver num quartel militar no meio da floresta, comandado pelo seu padrastro, o  cruel e sádico Capitão Vidal. Em meio a toda crueldade da guerra, Ophelia passa a ter visões de criaturas mágicas, entre elas um Fauno, que se identifica como mensageiro do seu verdadeiro pai, o Rei de um Reino distante, e tem a missão de fazê-la voltar para este reino, desde que ela cumpra três tarefas perigosas.  

O excelente roteiro de Guilhermo Del Toro nos leva a viver uma situação dúbia entre fantasia e realidade de Ophelia nos tornando testemunha entre inocência e crueldade. Acredito que o objetivo final do filme é discutir até que ponto aguentamos viver do sofrimento encarando e enfrentando os problemas de frente ou  se criar uma realidade alternativa nos fazendo esquecer das dificuldades da vida, como muitos fazem, seria o melhor modo de viver. A dúvida sobre se tudo aquilo é verdade ou mentira é o ponto alto do filme, que nos leva a um final que apesar de previsível, surpreende e emociona. Preparem o lenços para as lágrimas!
 
 
 
 
 

PEIXE GRANDE E SUAS HISTÓRIAS MARAVILHOSAS
________________________________________________________________

Comédia, Drama Familiar, 125min, 2003


Uma belíssima e divertida história sobre a relação pai e filho. Ed Bloom é um mercador conhecido por contar histórias fantasiosas a seu respeito, mas que agora esta doente em seus últimos dias de vida. Seu filho, que sempre se resignou por seu pai contar essas histórias fantasiosas, decide visita-lo. Na sua visão, por viver num mundo de fantasias, seu pai não lhe deu amor suficiente e não o preparou corretamente para a vida. Nesta relação turbulenta, à medida que Ed Bloom é obrigado a confrontar seu filho, as histórias vão sendo reveladas, e ele descobre que todas elas foram baseadas no grande amor que seu pai sentia por ele e por sua mãe.
 
"Você nasceu assim, Ed. Desta forma comum, sem graça.
Prefere desta forma ou da forma como seu pai conta?"

O filme diverte pelas histórias absurdas de tão irreais, mas à medida que o velho vai ficando mais doente, o filho passa a rever sua opinião sobre até que ponto ele foi injusto com seu pai. É um filme de Tim Burton que encanta com fotografias incríveis e personagens exóticos. O final também é triste, afinal o velho está morrendo, mas emociona pelo final encantador.






PONTE PARA TERABITIA
________________________________________________________________




Aventura, Drama, 95min, 2007.

Jess é um entediado menino do interior, retraído e sem amigos. Sua vida muda quando a esperta Leslie surge e o vence numa corrida. Desta inicial relação, descobrem que são vizinhos e no quintal de suas casas ao atravessar o rio, acabam descobrindo um mundo de fantasias, ameaçada pelo vilão Dark Master e suas criaturas terríveis. À medida que combatem o vilão no mundo da fantasia, Jess e Leslie vão aprendendo a combater as inseguranças da vida, como os garotos maus da escola ou a aparente apatia de seus familiares.

Anunciado como um filme infantil na mesma época de "Crônicas de Spiderwick" e divulgado como "dos mesmos produtores de "Crônicas de Nárnia", o filme acabou fracassando no cinema, pois muitas crianças, e adultos, não entenderam que o filme não era uma diversão escapista.
 
Ele mostra que as crianças precisam ser tratadas antes de tudo como crianças, ou seja, eles precisam de amor, carinho, proteção, de amizades, e principalmente, brincar como crianças antes de serem apresentadas ao mundo real.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...