domingo, 9 de dezembro de 2012

ESTADO LAICO OU ESTADO ATEU?

 
"Dai à César o que é de César;
e dai à Deus as coisas de Deus."
- Lucas 20:25
 
 
Sempre se falou no mundo na necessidade de se estabelecer um Estado Laico. Aquele onde Estado e Religião não se misturam, onde as Leis são aprovadas em benefício de seu povo e não por meio de uma visão religiosa.  Entretanto a visão de Estado Laico é diferente do que muitos acreditam. O Estado Laico não é aquele que restringe a religião, mas aquele em que todas as formas de religião são toleradas e respeitadas, sem detrimento uma da outra, e principalmente, e por isso, sem influênciar as Leis daquele país. Contudo, o caldo desanda, porque para alguns ateus - que também tem o direito de se manifestar, vale frisar, como cidadãos - o Estado Laico virou uma desculpa para se atacar as religiões e símbolos religiosos como a frase "Deus seja louvado" nas cédulas de real.
 
A coisa esquentou quando a repórter do SBT, Rachel Sheherazade, emitiu sua opinião num editorial contra àqueles que ela chamou de "laicistas" , como se houvesse um grupo formado, chamando-os de intolerantes.  Corroboro com a opinião dela, se ela direcionasse aos que defendem o Estado Ateu, e não ao Estado Laico.
 
Rachel Sheherazade cometeu gafes ao tentar atacar os que defendem o Estado Laico.
 
Rachel Sheherazade era apenas uma jornalista desconhecida da Tambaú Notícias, uma afiliada do SBT na Paraíba, quando uma opinião sobre o carnaval - muito pertinente por sinal - correu o Brasil e se tornou viral. Silvio Santos não perdeu a oportunidade e a alavancou ao SBT Brasil. Eu até então respeitava todas as opiniões dela até o dia que descobri que ela era evangélica, e que parte de suas opiniões não eram tão laicas assim. Embora concorde com quase tudo que ela diz, parte perdeu a força, pois vi que não eram tão imparciais, sendo assim, é óbvio que ela não compreenda ou concorde com o Estado Laico. Então quando ela emitiu sua opinião contra os que defendem o Estado Laico, ela acabou comentendo várias gafes e seu comentário saiu pela culatra.
 
As Leis de Cristo são fantásticas; mas o cristianismo não deu nenhuma base para a liberdade, honestidade e justiça quando se trata de governos humanos como ela falou. Ao contrário, quando o imperador Constantino em 336 d.C resolveu fundir a Igreja com Roma, o que se viu em diante foram histórias de discriminações, perseguições, intolerância, ditaduras, genocídios, infanticídios, cruzadas, santas inquisições, e pior, todas elas em nome de Deus! Até hoje o que se é praticado em países protestantes ou muçulmanos chega ao absurdo. Mas ainda assim, querer acabar com a religiosidade de seu povo é burrice, e é por isso, que alguns ateus infiltrados nos três poderes querem impor.
 
Na verdade o laicismo não tem nenhuma intenção de acabar com a religião;  apenas de separar Religião e Estado. Há lógica porque a Lei tem que beneficiar seu povo, e não uma religião,  mesmo que seja praticada pela maioria. Eu sou contra o aborto, principalmente por causa da minha visão religiosa sobre o assunto, mas ainda assim, tenho que lembrar que existem outras milhões de pessoas com visão diferente, e que por serem cidadãos tem o direito e emitir suas opiniões e decidir o contrário. Isto é democracia! Em termos bem simples, num país laico "Deus seja louvado" das notas de Real deveria realmente ser removido ou então acompanhado também de outras citações como "Buda seja louvado", "Alá seja louvado", "Natureza seja louvada" até "Satan seja louvado" (sic), porque num Estado Laico, não se pode beneficiar uma religião em detrimento da outra. Mas como 80% das pessoas são "cristãs", deixamos passar porque consideramos normal, faz parte de nossa cultura "católica".
 
 
Num dos cartões postais de Salvador é possível ver imagens de sete orixás do Candomblé
construidas e mantidas com dinheiro público. Por não ser religião da maiora, parte da população questiona,
mas não lembra que muitas igrejas e imagens cristãs são reformadas com o mesmo dinheiro público. 
 
 
Imagine se amanhã fosse proibido fazer qualquer coisa no sábado, porque os Adventistas assim querem? Imagine que camisinhas fossem proibidas só porque os Católicos acham que sexo é apenas pra reprodução? Imagine que se permitisse a tortura e matança indiscriminada de animais só porque faz parte da cultura de algumas religiões afros? Pior, imagine que permitíssemos a matança de recém nascidos com deficiência física, como algumas tribos brasileiras fazem, porque acreditam que ela  nasceu amaldiçoada? Entretanto parte de nossas Leis são baseadas em visão religiosa seja católica ou evangélica em detrimento daqueles que não o são. 

Em Salvador, quando se construiu a imagem de sete orixás com dinheiro público, houve uma revolta "cristã" enorme, mas estes mesmos nunca criticaram o dinheiro que é direcionado para reformar igrejas ou construir/manter imagens de Santos.  Não é o Estado que tem que determinar a minha relação com Deus. Minha relação com ele é pessoal. Se eu fizer, ou deixar de fazer algo, é porque eu faço Sua vontade, não porque um Estado determinou que eu assim o fizesse. Governo e Política não se misturam. Se assim fosse Jesus teria sido imperador nos seus dias, os apóstolos teriam sido governadores, mas curiosamente, quando foi questionado por Pilatos sobre onde seria o seu reino (governo), ele disse: "O meu reino não é deste mundo; [...] mas agora meu Reino não é daqui." (João 18:36)
 
Eu sou a favor do Estado Laico. O que sou contra é as imposições de ateus e comunistas que também querem impor a sua "religião" atacando símbolos cristãos e usando a desculpa do Estado Laico. Nunca antes na história houve um país que não sofreu interferências da fé da maioria de seu povo. O Brasil, foi colonizado por portugueses católicos, que tinham influencia direta da Santa Sé e por isso fazem parte de nossa cultura. Querer proibir a manifestação de fé dessas pessoas é no mínimo burrice. Sou contra imagens, mas se eu ver um colega do lado usando seu crucifixo ou uma imagem de algum santo, não me sentirei ofendido. Tenho que respeitar como parte da fé dela, a não ser, que ela peça a minha opinião.  Mas acho que imagens de santos e crucifixos deveriam ser removidas de órgãos públicos, salvo, se houvesse ali também a manifestação de outras fé. O princípio geral do Estado Laico é: se faz pra todo mundo ou não se faz.

No fim, o que devemos questionar é até que ponto estamos queremos um Estado Religioso de uma religião só, um Estado Laico ou um Estado Ateu?
 
 
 

Um comentário:

Fillipe Mak disse...

Nossa. Super informativo.
Até a pouco tempo, eu achava que 'laico' era um termo usado pra uma geração de vampiros ou coisa do tipo. Rsrsrs. Santa ignorância!!!
Vc se expressa muito bem, principalmente quando se trata de defender seu ponto de vista.
Se eu precisasse escolher alguém que conheço pra ser meu advogado, pode ter certeza de que vc seria um forte candidato. Rsrs.
Abraço!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...