sábado, 24 de agosto de 2013

AS 5 MELHORES ÓPERAS ROCK DA HISTÓRIA!

Ópera-Rock é o nome dado à canções de rock que apresenta uma narrativa contada em diversas partes, canções  ou sessões. Não é necessariamente uma ópera, mas devido às várias nuances dentro de uma mesma canção ou álbum, passou a ter esse apelido.

Criada em 1986 baseada no original de 1925, "O Fantasma da Ópera" emociona multidões e
é considerado umas das grandes óperas-rock até hoje ao lado de "Cats" e "Jesus Christ Superstar".


Ninguém sabe até hoje quem cunhou esta expressão, mas sabe-se que a primeira ópera-rock nasceu na década de 60 com o The Who na canção "A quick one, while he´s away".  De lá para cá tivemos vários álbuns denominados "ópera-rock".  Jesus Christ Superstar fez sucesso no cinema e na Broadway. Phanton of the Opera até hoje é considerado um clássico do rock´n´roll. A banda  Pink Floyd popularizou álbuns temáticos como The Dark Side of the moon  que durante anos ficou no imaginário dos fãs e somente há algum tempo depois foi divulgado pela banda que se baseava em "Alice no país das maravilhas".

Mas o tempo passou, muitas bandas de rock vieram na esteira do sucesso e a MTV e as FM acabaram fulminando o pouco de criatividade que havia nas bandas de rock, sobretudo as que viveram na década de 80. O que poderia ser ruim, acabou se tornando uma espécie de ceifeiro separando o bons dos ruins. Apesar de toda superficialidade encontrada na maioria das bandas de rock de hoje em dia, ainda assim, existiram aquelas que resolveram ir na contramão e criar poderosas óperas-rock.

Na minha humilde opinião, e no meu gosto pessoal (claro), cito abaixo as 5 melhores obras do gênero. Necessariamente nesta ordem!

 _________________________________________________________________

"JESUS OF SUBURBIA"
(Green Day)






Em 2005 a banda punk californiana resolveu lançar o álbum temático "American Idiot" para criticar o estilo de vida americano mediano, especialmente o conservadorismo do sul dos Estados Unidos, que elegeu o texano George Bush. Entre várias canções baseadas no mesmo tema, está a ópera-rock "Jesus of suburbia" que dura 9 minutos.
A canção é baseada na vida fictícia de Jimmy, o "Jesus do subúrbio", um jovem americano mediano que ao contrário de viver o sonho americano é atormentado por viver num bairro pobre com sua mãe alcoólatra, cuja única diversão é viver entre sexo com a namorada infiel  ou curtir bebidas e drogas com os amigos. Os eventos mostrados no clipe servem de sequencia para "When September ends", "Holiday" e "Boulevard of  Broken Dreams"e prequencia para "The city".

Jesus of Suburbia é divida em cinco partes: todas elas em estilo hard rock, mas que assumem melodias diferentes à medida que as historias são contadas.
              • I. "Jesus of Suburbia"
              • II. "City of the Damned"
              • III. "I Don't Care"
              • IV. "Dearly Beloved"
              • V. "Tales of Another Broken Home"
_________________________________________________________________
2
"METAL CONTRA AS NUVENS"
(Legião Urbana)



O Legião Urbana lançou duas óperas-rock. A mais famosa e que já virou até filme é Faroeste Caboclo. Mas pra mim Metal contra as Nuvens consegue ser melhor por definir o pluralismo de estilos. Aqui o Legião nos premia com uma variação de estilos bem heterogênica: começa com uma balada romântica, seguido por uma parte hard rock, mescla com o ska e depois desemboca para o rock clássico, finalizando com a mesma balada inicial.

Composta em 1991 para o disco considerado "lado B" até pelos fãs, o V, Metal contra as nuvens se tornou uma espécie de hino da integridade, afinal, com pouco mais de 11 minutos nunca chegou à MTV (exceto com a gravação do acústico) e às rádios, de modo que quem gosta dela, é considerado fã de verdade da banda e não um oportunista de modinha.  

_________________________________________________________________

 3

"BOHEMIA RAPSODY"
(Queen)


Composta em 1975 é considerada uma dos vários clássicos do rock mundial! A canção dura apenas pouco mais de 5 minutos, mas sem refrão ela é subdividida em três partes: inicia como uma balada romântica, passa por um solo de guitarra, desemboca numa passagem operística e finaliza com uma seção de hard rock. Sem falar que em formas líricas esta é uma das canções cuja voz de Freddie Mercury se torna inesquecível.

 _________________________________________________________________

 4

"NOVEMBER RAIM"
(Guns & Roses)


O Guns & Roses foi uma das bandas responsável por reacender o estilo Heavy Metal tradicional na década de 90, que começava a ser ridicularizado pelo termo "Metal Farofa" e por algumas bandas pífias. Considerada o  maior sucesso da banda, depois de "Sweet Child O´Mine", esta canção foi escrita por Axl Rose inspirada na sua relação com sua ex-esposa. A canção que dura quase 9 minutos possui todas as características de uma ópera-rock: possui diversos estilos entre a balada romântica e o hard rock, sem falar, que é a canção que possui o maior solo de guitarra de todos os tempos. Slash detona sua guitarra solitária por mais de 1 minuto, superando outra marca em "Sweet..." o que o colocou na 6ª posição da revista Rolling Stones como o maior solo de guitarra de todos os tempos.  

 _________________________________________________________________

5

"MUSIC OF THE NIGHT"
(Andrew Lloyd Webber)



 



Quem nunca assistiu a peça, ou o filme, "O Fantasma da Ópera" talvez não entenda como The Music of the Night é emocionante. Sinto aquela sensação de querer chorar toda vez que ouço. Escrita pelo xará Andrew Lloyd Webber esta é a única canção que permeia toda a história sendo cantada em várias passagens da peça, principalmente a cena final, quando ele abdica do amor e morre.
Deformado por nascença, o homem que se esconde e passa a viver nos porões de um grande teatro parisiense, e por isso, se torna um grande compositor e mestre das artes, sofre a decadência quando se apaixona por Cristine, a nova soprano contratada do Teatro. Seu amor por ela faz com que ele se torne possessivo, violento e seja perseguido. Com certeza uma das maiores obras primas do teatro mundial.




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...