quarta-feira, 25 de setembro de 2013

O INFERNO SÃO OS OUTROS?

"Não estava 
Quisesse, 
talvez. 
Saberia?"

- Almeida Silva 





Certa vez o filósofo Sartre cunhou a seguinte expressão análoga: “o inferno são os outros”.
Ao contrário do que parece, ele não queria criticar os outros, mas a nós mesmos. Era uma ironia ao fato das pessoas sempre culparem a alguém pelos seus erros e infortúnios.

Hoje em dia pessoas nos derrubam, machucam, fazem com que nossos planos não deem certo, nos humilham ou nos põem pra baixo. Outros simplesmente querem ser melhores, nem que seja necessário nos humilhar ou colocar para baixo. Todo dia somos obrigados a enfrentar tais tipos de pessoas. Seja no trabalho, na escola, nos relacionamentos, na vida!

Talvez por isso, geralmente pensamos que se não fossem os outros, a vida seria mais fácil. “O inferno são os outros”.

Contudo, se não fossem os outros, também não teríamos em quem confiar, não poderíamos compartilhar nossas vitórias e nos faltaria um ombro amigo para buscar apoio e conselhos. Sem os outros, não teríamos nenhum motivo para trabalhar. Para que fazer algo de extraordinário, se isso não vai servir ou agradar a alguém?

Não condicione o seu inferno ou paraíso aos outros.  Assuma a responsabilidade por construir relacionamentos saudáveis.  Lembre-se sempre que o problema não são os outros, mas somos nós mesmos que criamos expectativas em pessoas que não demonstram nenhuma intenção de fazer o bem. Confiamos em quem já demonstrou que não devíamos confiar; amamos quem demonstrou que não devíamos amar. E no fim, deixamos de confiar e amar o mais importante: nós mesmos!

O inferno não são os outros. Pode até parecer um ou outro que tentará te derrubar, mas se você tem confiança em si mesmo e em Deus, a tentativa dele será em vão. Não, o inferno não são os outros; somos nós mesmos.

Aprenda a se amar, aprimore a sua autoconsciência, melhorando a percepção em relação aos sentimentos e emoções para compreender o que acontece em sua vida. Não seja você o inferno das pessoas. Aprenda a administrar relacionamentos, assim ampliará a capacidade de relacionar-se consigo e com os outros.

A vida é chata, mas é possível contornar!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...