sexta-feira, 4 de maio de 2012

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE ANJOS... E DEMÔNIOS.


Anjos não se parecem  com bebezinhos doces e indefesos idealizados pela cultura popular. 


Quem são os anjos?

Criaturas celestiais criados por Deus para servirem basicamente como mensageiros (do grego  ág-ge-los), mas que servem a vários propósitos divinos relacionados à Sua vontade. Tudo que se sabe sobre anjos advém das Escrituras Hebraicas e Gregas que juntas compoe a Bíblia, única fonte confiável sobre eles.

Qual a aparência dos anjos?

Possuem corpos espirituais, semelhantes aos corpos humanos com asas, cuja quantidade varia conforme à sua ordem na hierarquia angelical. Embora assexuados, possuem personalidades masculinas. Todas às vezes que se materializaram e vieram à terra foram como homens. Em várias oportunidades anjos rebeldes se tiveram relações com mulheres o qual desse fruto nasceram os poderosos Nefilins. São retratados como fortes, guerreiros e poderosos.  (Mat. 22:30; Jos. 5:14; Gên.6:4.)

A única referência na Bíblia a anjos femininas está em Zacarias 5:9 que não deve ser levada literalmente, pois conforme o contexto, é simbólica; fazia parte de umas das sete visões proféticas mencionadas no livro, onde a mulher "iniquidade" era levada por suas mulheres de asas.

Assim como uma pessoa humana ruim pode ter uma aparência bela e arrumada, os demônios não são necessariamente monstros. São anjos, ruins. Mas a aparência continua a mesma. (compare com 2 Cor. 11:14)

Como estão organizados?

Os anjos são mensageiros, sua missão comumente está em enviar mensagens de Deus aos seus adoradores ou protegê-los de situações que não envolvem necessariamente um embate com demônios, embora, quando necessário, sejam convocados a participar de grandes batalhas. 

São liderados por Arcanjos, embora a Bíblia só mencione o nome de um, Miguel.  (Judas 9)

Acima dos anjos, existem os Querubins, anjos poderosos que possuem 4 asas e servem como "soldados", executores do propósito divino, seja para proteger, seja para destruir. Querubins foram os responsáveis, por exemplo, em destruir com fogo Sodoma e Gomorra e seus moradores e por eliminar  185 mil guerreiros assírios.  (Gen. 19:1-26; 2 Reis 19:35-37)

Já os Serafins, são anjos ´que possuem 6 asas e são de elevadíssima posição. São retratados na Bíblia como anjos que servem junto ao trono do Deus Todo-Poderoso e sua função está relacionada diretamente com santificação do nome de Deus e de seu Reino. (Isaias 6:2,3, 6,7) 

Anjos tem poderes?

Sim. Como criaturas espirituais criadas para executar as ordens e propósitos divinos, possuem inteligencia superior aos dos humanos, força sobrehumana e pleno controle de todos os elementos da terra, como água, fogo, terra e forças da natureza, podendo voar a altíssimas velocidades, controlar a gravidade,  densidade, entre outras.  (Salmo 103:20)

Pelo que parece esses "poderes" são da natureza dessas criaturas, portanto, ao se tornarem demônios mantiveram essas habilidades o que os tornam extremamentes perigosos.

Anjos tem nomes?

Sim. Mas a Bíblia cita apenas o nome de dois: Miguel e Gabriel. Qualquer outro nome não tem fundamento bíblico, nascido apenas da tradição de religiões pagãs que se infiltraram no judaismo em anos posteriores à vinda de Cristo na terra, como a Cabala.

A igreja Católica acata, contudo, o nome de um suposto arcanjo chamado Rafael citado apenas no livro de Tobias. Contudo, por se tratar de um livro apócrifo, não faz parte do cânon bíblico estabelecido pelos judeus e por isso é rejeitado pela Sociedade Bíblica Mundial.

Existem anjos da guarda?

Não da forma popular os quais são retratados. Não existem anjos que tem a missão individual de nos proteger. A Bíblia fala apenas em anjos que possuem a missão de defender o própósito divino relacionados com a fé e adoração. Embora Deus possa destacar anjos para nos proteger de alguma situação, não significa que eles sejam nossos "guardas-costas" individuais.

Existe anjo cupido?

Não. Cupido era o nome do Deus do Amor, parte da mitologia romana. Filho de Vênus e Marte, andava com seu arco pronto para disparar em casais românticos. Na boa, os anjos tem coisas mais importantes pra resolver do que ficar juntando casais de pimpolhos.

Anjos devem ser adorados, reverenciados ou louvados?

Não! A Bíblia diz que apenas Deus, o Todo-Poderoso, o Pai, deve ser adorado. (Salmo 83:18)

Em Apocalise 19:10 e 22:8,9 relata um momento em que o apóstolo (São) João se ajoelha perante um anjo e é severamente recriminado por ele.

A adoração de anjos advém da angelologia formuladas basicamente por Santo Agostinho, sem nenhuma base bíblica, tendo como fonte crenças de seitas judaicas que se desviaram dos princípios estabelecidos pelas Escrituras Hebraicas. 

O Diabo foi um anjo?

Sim. Um poderoso guerreiro Querubim. Uma descrição paralela feita pelo profeta Ezequiel a um rei do passado, mostra inclusive, que ele era um dos mais belos anjos que existiam no céu, mas que envenenado por seu orgulho e arrogância resolveu se rebelar contra Deus, desviando milhares de anjos a se juntar com ele nesta rebelião. (Ezequiel 28:11-19).

Ele não tem um nome, embora a Bíblia o chame de "Satanás, o diabo", termos hebraicos que significam caluniador e opositor. Nos dias de Jesus, parece que era comum chamar o diabo de Belzebú, embora historiadores afirmem que esse nome seja uma variação de Baal-Zebude, deus adorado pelos filisteus em Ecrom. (Mateus 10:25; 12:24-29)

Hoje em dia é comum chamar o diabo de Lúcifer. Este nome advém de um termo hebraico chamado heh-lél, utilizado nos livros de Isaías, que significa literalmente "brilhante" ou "filho da alva". Assim, o tradutor da bíblia Vulgata Latina utilizou o termo "Lùcifer" (filho da luz), e como esta versão da bíblia foi adotado mais tarde pelo Vaticano, o nome se tornou popular. Mas especialistas da língua hebraica afirmam que <i>heh-lél</i> não é nem um nome, nem uma posição, mas um adjetivo. (compare com Isaias 14:12-14)

Qual diferença entre demônios e anjos caídos?

Na Bíblia, nenhuma. Todos os anjos que se juntaram à Satanás são chamados de demônios e são maus. (Mateus 8:16; Apoc. 12:7-9) A crença em "anjos caídos" - anjos que perderam o favor de Deus mas não se juntaram necessariamente ao exército do diabo e vivem na terra de forma neutra - não tem base bíblica. Nasceu, mais uma vez, das ideologias de seitas que praticam a angelologia.


Demônios são maus, mas não possuem aparência de monstros ou criaturas deformadas.


Quem foram os Nefilins?

Filhos híbridos nascidos da relação entre anjos e mulheres. O resultado dessa união não natural foi homens gigantes, poderosos, fortes, muitos deles descritos na Bíblia como malvados e cruéis. Pelo que parece todos eles foram mortos no Dilúvio e não existem registros fósseis de que eles existiram. Porém, historiadores afirmam que muitos personagens mitológicos como Aquiles, Hercules, Perseu, surgiram de lendas advindas dos nefilins. (Gen. 6:4; Num.13:33)

Um comentário:

Unknown disse...

Os filhos de Deus das geneses 6 não se trata de anjos, eram os filhos de sete ,pois uma vez que o homem vive sobre a obediência de Deus é chamado filho de Deus ,ja as filhas de Caim era as filhas dos homens pois Caim havia fugido da presença do Senhor

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...