quarta-feira, 19 de setembro de 2012

"QUEIMANDO" A LÍNGUA COM LUAN SANTANA

Chega a ser irônico quando você conhece alguém que passou a vida toda criticando algo e de repente o vê queimando a própria língua curtindo exatamente aquilo que criticou. Me ver ouvindo Luan Santana é ter essa sensação.
 
 
 
Para mim ele foi - e continua sendo - um subproduto criado exatamente para satisfazer teenagers retardadas, que estão mais preocupadas com a imagem do que com o talento. Luan sempre cantou mal, sua voz aguda parecia voz de velho e forçada, as canções eram mal produzidas, tinha péssimos compositores e a banda não ajudava muito com arranjos pobres e sem criatividade. Mas tudo um dia pode mudar. Luan Santana apesar de tudo isso ganhou muito dinheiro e era óbvio que um dia ele melhoraria. Acredito que o álbum "Quando Chega a Noite" é uma síntese dessa melhora.
 
Ouvi o novo álbum pela primeira vez quando recebi um CD promoconal num  happy hour com amigos na Via Stadium. Na ora torci o nariz, mas joguei o CD dentro do carro. Naquele momento em que você estava a fim de ouvir alguma coisa nova, decidi "experimentar" o CD e.. surpresa! É excelente. Baixei o álbum todo e me surpreendi.
 
Luan Santana entra numa nova fase, abandonando um pouco o sertanejo universitário e assumindo de vez a pecha de cantor romântico. Não sei se por tecnologia, ou não, sua voz melhorou ficando mais suave e agredindo menos o ouvido. As música assumiram uma batida mais pop, até guitarras tem e os compositores melhoraram as canções com belas letras e bons arranjos. Até quando ele comete alguns vícios chatos, como o de "dialogar" durante a canção, não fica assim tão ruim.

Enfim um bom álgum para comprar - ou baixar - e ouvir. Entre as 17 canções, destaco as seguintes:

"INCONDICIONAL"

♫ Eu vou subir às nuvens para desenhar o seu sorriso,
e no azul do céu, vou ver seus olhos brilhando. ♪


 
Incondicional é uma balada com batida mais pop. Tem aquele refrão poético que gruda nos ouvidos à primeira audição.
 
 
"TE VIVO"
 
♫ Eu não preciso te olhar pra te ter em meu mundo,
porque aonde quer que eu vá, você está em tudo. ♪
 
 
 
O clipe é romantico mas esse penteado do Luan não ajudou muito. Mas as teenagers não estão nem aí! A canção é lentíssima,  romântica ao extremo, como diz os amigos, pra machucar.


"SERÁ QUE É ERRO MEU?"

♫ Será que é erro meu dizer que te amo o ano inteiro,
te elogiar quando corta o cabelo... ♪


 



Essa música é uma daquelas que se fosse feita por mim, faria muito sentido. Talvez por isso seja a minha preferida do álbum. Gravada ao vivo, tem uma batida mais pop com muitos sintetizadores.


"ESQUECI DE TE ESQUECER"

♫ Por que se me perguntar quem eu respiro, é você...
Se for pra escolher o céu ou terra, respondo você. ♪

 
 
Tocada em voz e violão, é pra mim a segunda mais bonita do álbum. Dá uma sensação gostosa de se ouvir. Pena que foi gravado ao vivo, talvez em estúdio ficaria mais bonita. Mas é uma daquelas que gruda no ouvido.
 
 
"3 DE MAIO"
 
♫ Trouxe essa flor de plástico para te presentear,
eu vou te amar até a flor morrer. ♪
 
 
 
 
A única canção escrita pelo Luan para uma garota que ele conheceu neste dia. Curiosamente é a que tem a letra mais bobinha e em muitos momentos lembra muito "Menina Estranha" do Restart. Não sei por quê, gostei dela. Com batida folk, é a que mais se aproxima do ritmo country.


As cinco acima são as que mais gostei, mas todas as canções de uma forma geral estão muito boas. Enfim, como disse, continuo não gostando do Luan Sanatana como Artista, mas sou justo o suficiente para reconhecer um bom trabalho e queimar a língua. Como diz meu amigo Cleiton, ou o álbum está bom mesmo ou o coração de certo alguém está fritando minha cabeça. Vai saber?




Um comentário:

Fillipe Mak disse...

Hehehehe...
Paga língua!!!
Eu gosto das músicas do Luan Santana, apesar de esconder um pouco. rsrs
Mas eu acho q vc táh é apaixonado mesmo.

E qnt aos 100 facts, eu tb copiei, então manda brasa q eu tow curioso.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...