segunda-feira, 1 de outubro de 2012

TOTALMENTE INOCENTES





Anunciado como uma sátira aos filmes Cidade de Deus e Tropa de Elite, TOTALMENTE INOCENTES à primeira vista parece ser uma grande sacada pra fazer aquilo que brasileiro no cinema e no teatro tem de melhor: fazer piada. Mas basta passar os prmeiros dez minutos para o telespectador perceber que entrou numa roubada. Filme de estréia do diretor Rodrigo Bittencourt desperdiça uma idéia brilhante num filme que ao iniciar os créditos finais dá ao telespectador uma sensação de vergonha alheia. Recheado de piadas sem graça e situações esdrúxulas, chegamos a conclusão de que o titulo do filme deveria ser Totalmente Perdidos.
 
A história gira em torno de Da Fé, uma garoto que é apaixonado pela Gildinha, a "princesinha da favela", interpretada pela lindíssima Mariana Rios e acredita que se transformar num bandido conseguirá conquistá-la.  Quando o traficante Do Morro (Fábio Porchat) trai a chefe do tráfico Diaba (Kiko Mascarenhas) e toma o morro, seu próximo objetivo é conquistar a Gildinha. Esta, por sua vez, lhe despreza, mas quando consegue um emprego de estagiária em jornalismo de uma revista chamada Tapas e Tiros, é convencida pelo atrapalhado Wanderlei (Fábio Assunção) a fazer uma entrevista com o chefe do morro. Porém no dia combinado, ele fica com medo e  acaba armando uma reportagem colocando Da Fé e seu amigo Bracinho como os novos donos do morro, trazendo a fúria não só de Do Morro, como da Diaba.
 
  
 
Como disse no inicio, a idéia é até boa, se tivesse como objetivo apenas satirizar os filmes supra citados. A famosa cena do "não sobe ninguém" de Tropa de Elite fica engraçadíssima, tem outra que corre atrás da galinha numa homenagem a Cidade de Deus, e algumas cenas aqui e ali que são realmente engraçadas.  A fotografia é boa, tem camera rodeando atores, indo pra lá, pra cá, tem animação tipo mangá, mas o problema todo é o roteiro que acaba se perdendo em situações de extrema vergonha alheia.
 
A intepretações estão sofríveis. Porchat é muito caricato com seu traficante branquelo, a beleza de Mariana Rios não supera sua patricinha sofrível, Mascarenhas até que agrada inicialmente como a travesti Diaba, mas acaba entrando no exagero, sem falar em Fabio Assunção totalmente perdido. Não vou nem falar dos outros atores menos conhecidos ou da participação totalmente dispensável de PC Siqueira como uma espécie de narrador da trama ou da presença totalmente sem graça de Diego Ferrero, que deve ter deixado as fãs morrendo de vergonha. Mas nem tudo é ruim, o ator mirim Cauê Campos, agrada, conquista a simpatia do público e arranca boas risadas interpretando o irmão superdotado de Da Fé.
 
Por fim, Totalmente Inocentes tinha tudo para ser uma boa paródia de filmes de favela, mas como se perde, acaba se tornando uma armadilha. Sinceramente, você pode até arriscar assistindo em DVD ou Blu-Ray quando tiver disponível, mas aceite um conselho: não gaste seu dinheiro pra assistir no cinema.






Um comentário:

Fillipe Mak disse...

Horrível!
Tb concordo.
Ô filmim ruim! Quero meu dinheiro de volta!! rs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...