quarta-feira, 4 de abril de 2012

APRENDA A SER FELIZ COMO OS CACHORROS



1. Quando alguém que você ama chega em casa, corra ao encontro dela.

Refletimos o que recebemos, se passamos parte da vida recebendo amor, vamos refletir amor, se recebemos ódio, iremos refletir o mesmo. O contrário, também é verdadeiro. Não podemos exigir carinho, de quem não fazemos nenhum ato carinhoso. Cachorros adoram receber mimos, justamente por isso, eles nos tratam com maior carinho do mundo.


2. Nunca perca uma oportunidade de passear.

Por maior que seja o cercado, na primeira brecha o cão vai sair por ela, para mudar de ares, conhecer novos cheiros, sair da rotina. Nós seres-humanos precisamos fazer isso de vez em quando, também sair da rotina, da mesmice de fazer sempre a mesma coisa trancafiado em nossa casa, nosso quarto ou em nosso computador. Saia, se divirta, viaje na primeira "brecha" que houver, ande, mude de caminho, conheça novos lugares, nem que seja apenas para sair do lugar comum. Conforme um provérbio bíblico alerta: "Busca satisfazer seu próprio desejo aquele que se isola; ele se insurge contra toda sabedoria." - Prov. 18:1.

3. Permita-se sentir o ar fresco batendo no rosto.

Uma vez dentro de seu carro e com a janela aberta, seu cão adorará colocar o fucinho pra fora e sentir o vento no rosto. Estamos tão preocupados em coisas "importantes" em nossa vida que deixamos de lado coisas simples que nos fazerm sentir melhor. Sentir o vento no rosto, tomar um banho de chuva, ver o pôr-do-sol, sentar em frente ao mar ou observar o poder de uma cachoeira, coisas simples, que é melhor do que qualquer terapia.

4. Mostre aos outros quando eles invadem seu território.

Às vezes até mesmo nossos melhores amigos, intencionalmente ou não, podem invadir nosso espaço, nos deixando amargurados, principalmente quando gostamos deles o suficiente para não querer magoá-los. Deixe disso! Aprenda a mostrar sua insatisfação ou simplesmente aprenda a dizer "não." Você pode fazer isso com respeito, educação, de uma forma que eles não se sintam ofendidos, mas conscientes, de que determinadas atitudes podem te magoar. Se eles forem amigos de verdade. Se não forem, aí é que eles precisarão entender de verdade sobre os limites do seu território.

5. Tire uma sonequinha no meio do dia e se espreguice bem ao acordar.

Várias pesquisas já comprovaram que tirar uma pequena soneca depois do almoço, faz o cérebro descansar e trabalhar de forma mais criativa e ativa ao acordar. Em algumas empresas no Japão, a soneca é quase obrigatória, mas como não estamos no Japão, precisamos aproveitar cada tempo livre para descansar nosso corpo. Trabalhou o dia todo e precisa estudar para a prova? Nada de ir direto aos livros ou tomar chás para não adormecer, muitas vezes uma pequena dormida ou uma relaxada no sofá faz seu corpo despejar grande parte do cansaço.

6. Não morda, quando um simples rosnado resolve a situação.

Brigar pra quê? Quando você briga, seu corpo assume uma atitude de arrogância que automaticamente cria uma barreira de defesa na outra pessoa. Muitas vezes a pessoa sabe que está sem razão, mas diante de um brigão, decide partir para a discussão, apenas para não dar ousadia. Não seria melhor tentar conversar, explicar como está se sentindo e em alguns momentos até tentar entender os motivos que levaram a outra pessoa a fazer o que fez? Muitas vezes um simples rosnado evitar muitos corações partidos ou amizades desfeitas.

7. Quando estiver feliz, dance e balance todo o seu corpo.

Dançar é bom demais, não precisa de explicações. Dance, mesmo que não saiba dançar. Dance como se ninguém estivesse te observando.

8. Aproveite o prazer de uma longa caminhada.

Caminhar é simples, não cansa e faz bem para o coração. Caminhar é bom para a circulação sanguínea, deixa o pulmão mais eficiente, combate a osteoporose, afasta a depressão pois libera endorfina para o cérebro, ajuda na memória e diminui a sonolência, entre outras coisas. Segundo alguns especialistas, até mesmo uma caminhada simples de 10 minutos por dia já produz efeitos perceptíveis em duas semanas.


9. Se alimente com gosto e com entusiasmo. Mas coma só o suficiente.

Muitas pessoas comem hoje com culpa. No fim diminuem as gorduras, mas sobram estresses, úlceras, gastrites e muitas outras coisas. Procure alimentar-se de alimentos saudáveis e use e abuse, mas não se empanturre. Muitas vezes comemos com os olhos e não com o estômago. Coloque pouca comida no prato e se achar que a fome ainda aperta, se permita repetír. Só não vale comer por gula. Algumas vezes se permita comer aquele chocolate ou o pote de sorvete adorado. Mas procure sempre balancear com comidas saudáveis, mas não transforme isso num fanatismo que possa tirar sua paz.

10. Seja leal.

Vivemos num mundo desleal. Lealdade vem de franqueza, sinceridade, fidelidade e dedicação. Um cachorro é assim. Ele é capaz de te seguir e estar ao seu lado em todo momento e nunca te abandonar. Ser leal é um desafio, no mundo de hoje onde a maioria das pessoas são desleais. Contudo, pense bem, você não encontra diamantes na porta de sua casa, mas isso não significa que eles não existam. Da mesma forma, o fato de haver muitas pessoas falsas ao seu redor, não significa que não exista alguém verdadeiro em que você possa confiar de verdade. Aprenda a identificar essas pessoas, se permita se envolvidos por elas e compartilhem esse gestor de volta.

11. Nunca pretenda ser o que você não é.

Tente colocar uma peruca, uma fantasia ou qualquer outra coisa num cachorro? Ele tentará se livrar na primeira oportunidade porque "aquilo" não é ele. Da mesma forma, tente ser verdadeiro. Não minta, não finja, não engane, não mostrer ser aquilo que você não é. Quando acordar e abrir os olhos, tente ser verdadeiro e autêntico.

Quando ficar com raiva é a maneira que seu pai ficava zangado com você? Quando é agressivo é a maneira que alguém foi agressivo com você? Quando é falso é porque alguém foi falso com você? Pense nisso! Não tente fazer nada de falso. Seja você, e seja a melhor pessoa que possa ser.

12. Não importa quantas vezes o outro te magoa, volte e faça as pazes.

Olhe para seu cão. Bata nele, grite com ele, deixe o dia todo sem comida, sem água, tranque-o num quarto escuro, mesmo depois disso, quando aparecer, ele abanará o rabo de alegria e pulará no seu colo ao menor sinal de afabilidade. Um cachorro sabe perdoar.

Um grande sábio disse que era necessário perdoar. Questionando quantas vezes, ele disse... "até setenta e sete vezes" se possivel. Ele chegou ao "absurdo", para os nossos padrões arrogantes de hoje, de dizer que se possível, se alguém nos bater na face, que oferecesse a outra. Muitos se dizem cristãos, lotam os cultos e missas, mas são incapazes de seguir de perto 10% das leis que Jesus Cristo exortou seus discípulos a fazer. Culpam a velha desculpa do "sou imperfeito". Conversa fiada. Mesmo que soubessem que Jesus não falava de modo literal, mas estabelecendo um princípio, ainda assim são resistentes. Dizem que no mundo de hoje, ser bonzinho é ser fraco; bom são os fortes. Mesmo que a visão de "fortes" seja uma visão distorcidade.

Perdoar não significa necessariamente ser bobo, não significa que você se permitirá ser idiota outra vez, significa apenas que você é capaz de entender, identificar um arrependimento sincero e ser capaz de tentar esquecer tudo e continuar tendo-o como amigo/namorado/cônjuge depois de uma briga, de uma falta, de uma discussão, e por que não, depois de uma traição. Guardar rancor é para os fracos; perdoar é para os fortes.

13. Quando alguém estiver nervoso ou triste, fique em silêncio, fique por perto e mostre que você está ali para confortar.

Às vezes não queremos opinião, queremos exemplos; não queremos um "eu te disse" ou não quermos conselhos. Queremos atitudes. Às vezes atitude podem ser demonstradas com um pequeno gesto, um olhar ou apenas por estar ali, ao seu lado, segurando sua mão, possa demonstrar a você que não está sozinho. Pense nisso!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...