segunda-feira, 28 de outubro de 2013

REGGAE NO BRASIL: CONEXÃO MARANHÃO




Se na Bahia o reggae é tem um tom mais incisivo e ativista, no Maranhão o ritmo é puro entretenimento. O reggae está tão integrado à cultura maranhense que o Estado é conhecido como a “Jamaica brasileira”. Em São Luis, o reggae possui um ritmo mais cadenciado por sofrer influencia direta de outros ritmos maranhenses como o tambor de crioula, o bumba-meu-boi e a dança do lelê, se tornando parte de sua identidade. Ao contrário de Salvador onde o reggae é predominante em barzinhos e shows em praças, no Maranhão o reggae é dançado agarradinho em grandes casas noturnas, numa coreografia sensual que mescla características do merengue, bolero e forró. As letras também diferem, pois se na Bahia o reggae tem um contorno mais religioso ou ideológico graças ao rastafarismo, a temática no Maranhão é praticamente romântica.

Tribo de Jah, formado por um grupo de cegos de São Luís, tem seu som famoso em todo Brasil.



Não existe um consenso de como o reggae chegou ao Maranhão, mas a idéia mais aceita conforme alguns historiadores é que ela tenha ocorrido no inicio da década de 70, trazidos por marinheiros da Guiana Francesa que costumavam passar pelas ilhas caribenhas e aportavam no porto de São Luís trazendo mercadorias, entre elas, discos de antigos cantores de ska e rockstead da Jamaica. Isto explicaria porque o reggae no Maranhão não seja tão ativista.

No Maranhão reggae é pra se dançar agarradinho em passos que pode variar do merengue ao bolero.


Por ser um movimento cultural, o reggae no Maranhão criou sua linguagem própria. Palavras e expressões se (re)inventam para ganhar um novo sentido e assim se transformam em gírias comuns dos subúrbios da cidade. Se você comprar um dos vários CD vendidos nas feiras observará termos como Massa Regueira, nome dado obviamente aos que curtem o ritmo, Radiola que se refere à mesa de som do DJ, o reggae é também comumente chamado de "pedra", assim obviamente seguir o Caminho das Pedras é procurar um bom lugar que toca um bom reggae. Na cidade existem lugares tradicionais como o Roots Bar, Chama Maré, Bar do Nelson ou Creóle Bar, os lugares mais famosos para se dançar em São Luís, sem falar nos grandes galpões que reúne a nação regueira na cidade de Imperatriz.

As bandas e os "radioleiros" são mais admirados que muito artista internacional. 


Por lá não é muito comum idolatrar um determinado artista ou banda, e justamente por isso, ironicamente acaba não sendo um bom lugar para divulgação de bandas comuns. Embora nomes tradicionais do reggae sejam admirados e inclusive alguns nomes tenham surgido no cenário nacional como a Banda Reprise e o Tribo de Jah, o grande destaque são mesmo dos radioleiros, o regueiro responsável por mixar canções e levantar a massa guerreira. Os mais famosos são os DJ Wellmarks, Roberto e Banda, Jacksom, DJ Ceará, Caribean Hits e Rosy Valença, considerada pelos regueiros de lá a rainha do reggae no Brasil.

São por estas, e outras, que o Maranhão é conhecido em todo o Brasil como a Capital do Reggae.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...