sábado, 23 de novembro de 2013

A TEORIA DA PROSPERIDADE


"Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me." 

- Mateus 19:21

 

 

Há algumas semanas um vídeo chamou a atenção nas redes sociais. O pastor Sandro Nascimento, de uma Igreja Batista, ramo considerado tradicional entre os evangélicos, gravou um vídeo sobre o testemunho de um fiel que três anos antes havia sido diagnosticado como inválido após um acidente de carro, mas que hoje, sob as bênçãos do Senhor, não somente havia sido “curado”, como havia adquirido um Camaro, carro símbolo da ostentação que não costuma sair por menos de R$ 200.000,00. Com o exemplo ele convocava seus fieis à aderir a corrente “Jeová Jiré na fé de Eliseu”, onde doando dinheiro à igreja, eles “receberiam a porção dobrada em todas as áreas de sua vida.“





Situações como o acima são criticadas até por evangélicos tradicionais, mas é muito mais corriqueiro do que parece. São situações extremas de uma teoria que hoje, praticamente, permeia todo o meio evangélico num grau menor ou mais velado. É a popularização da Teoria da Prosperidade!

A maior benção que Deus nos dá que é o Seu favor e a salvação no futuro novo mundo, foram substituídas pelo aqui e agora! Dê dinheiro e deus lhe devolverá dinheiro em dobro. Mas de onde surgiu essa ideia que tem arrebatado milhares de pessoas e enchido igrejas – e os bolsos – de pastores e até padres?

 Quem criou a Teoria da Prosperidade ainda é uma incógnita, mas se sabe que popularizou inicialmente nas igrejas do sul dos Estados Unidos na década de 50. O principio advém de uma interpretação equivocada do texto de Malaquias 3:10. A Teoria prega que Deus recompensa com riquezas ou sucesso material aqueles dispostos a doar seus bens materiais, numa espécie de troca com juros. Partindo deste princípio, o crente que doar bens materiais será recompensado em dobro. O contrário também é digno de nota, ou seja, a toeria da prosperidade expõe que o fiel fracassado materialmente, doente ou pobre, automaticamente, seria alguém falto de fé ou que não desfruta das bênçãos do Senhor. 



Percebendo que as pessoas não estavam dispostas a esperar pelas bênçãos de Deus no futuro, começaram a utilizar a promessa do sucesso “aqui e agora”. Igrejas evangélicas tradicionais resistiram a essa teoria por anos, até que na década de 80 surgiram nos Estados Unidos os primeiros “televangelistas”,  pastores dissidentes como Pat Robertson, Jimmy Swaggart, Jim Bakker, Benny Hinn, Morris Cerullo e Mike Murdock que montaram suas igrejas e arrebanharam milhares de desavisados com conversas doces por meio das televisões dando ênfase ao sucesso pessoal, claro, desde que o fiel doe muito. Não demorou muito para que fosse adaptado no Brasil. Edir Macedo foi precursor, mas logo foi seguido por nomes como R.R. Soares, Silas Malafaia, Valdemiro Santiago, entre outros. No caso deles, a teoria da prosperidade deu certo. Nunca enriqueceram tanto às custas do tosquiamento de suas ovelhas. 

No geral a Teoria da Prosperidade faz sucesso porque as pregações são associadas a discursos de auto-ajuda adaptada de palestras motivacionais comumente utilizada em empresas. Se um dia puder assistir uma palestra motivacional, como a de Daniel Godrin, observará que as técnicas utilizadas são praticamente as mesmas. Alguns chegam a utilizar técnicas de induzimento ou hipnose, bastante comum em shows de ilusionismo. Além disso, eles pregam o relativismo, ou seja, que a Leis de Deus podem ser relaxadas desde que você sirva com o coração! Desta forma não condenam práticas que Jeová detesta como o sexo antes do casamento, o adultério, a homossexualidade ou o aborto, afinal, "Deus perdoará desde que sirva com fé e continue praticando o bem e fazendo as ofertas na igreja!" 

Silas Malafaia é o mais carismático entre os jovens, que ao contrário dos demais, não promove um
proselitismo agressivo e se mostra ser mais culto que os demais, mas é adepto da teoria da prosperidade e é dono de uma igreja que produz lucros absurdos.


Os mesmos evangélicos que criticam situações extremas como a do pastor acima, não percebem que também são engodados pela Teoria da Prosperidade em grau menor. As bençãos de promessa futura do Reino de Deus é vendida como sucesso imediato. "Você vai ter sucesso em várias áreas de sua vida", "Você será o melhor funcionário", "você terá o maior salário" tudo se servir ao Senhor. Alguma relação com as palavras de Jesus que disse os verdadeiros cristãos seriam perseguidos e poderiam sofrer todo tipo de mal por seguir sua palavra e por não fazerem parte do mundo? - Lucas 14:27; Mateus 5:11; João 17:16

Muitos deles viram "celebridades" e acabam sendo defendidos à unhas e dentes seja pelo carisma, pelo discurso emocional ou simplesmente atrelado à exortação de que "são homens ungidos de Deus". Quando no fim, se decepcionam ou justificam utilizando o velho clichê "não servimos a pastor, servimos a Deus." Ainda assim, continuam servindo aos homens participando das ofertas, campanhas e doando todo o seu dinheiro indiscriminadamente em forma de dízimos, buscando a recompensação divina que conforme a Teoria da Prosperidade, Deus pagará com juros e correção monetária. 

O fato é que a Teoria da Prosperidade nada mais é do que uma falácia criada por pastores inescrupulosos para ganhar dinheiro. Se ler todo o livro de Malaquias e entender o contexto, observará que o livro chama a atenção da "pobreza" espiritual que se abateu sobre os judeus libertados de Babilônia. Curiosamente, o livro de Malaquias era uma espécie de "tapa na cara" de sacerdotes inescrupulosos que agia no templo àquela época.

Em Mateus 6:19, 20 Jesus deixa claro que o cristão verdadeiro deve guardar "tesouros nos céus". Toda a pregação de Jesus Cristo nunca evidenciou que quem fizesse algo para Deus receberia em troca bênçãos em formas de bens materiais. O próprio apóstolo (São) Paulo declarou no livro de Atos que ele mesmo precisou varias vezes trabalhar duro para ter o seu sustento. (2 Co 12:14-18; 2 Te 3:7-10) Quem lê a Bíblia, e principalmente os termos da nova aliança (pacto) estabelecido por Jesus observará que que tudo que se fala em riquezas está relacionado com bênçãos espirituais.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...