domingo, 20 de maio de 2012

10 MANEIRAS DE ESQUECER SUA EX.

♫ Tudo passa... tudo passará.♪
- Renato Russo.


Antes de tudo, não sou psicólogo e nem antropólogo, portanto, meus conselhos não tem nenhum valor acadêmico ou científico. São apenas opiniões baseadas em situações que eu vivi, ou vi amigos passarem, matérias que li, conselhos femininos, enfim, um monte de cacos que juntando deu no texto abaixo. É óbvio que nem todo mundo é igual, e que cada situação possui uma circunstância atenuante, mas no geral, sei que as coisas funcionam assim.  Embora os conselhos abaixo sejam para homens, acho que as mulheres podem tirar proveito de alguma coisa.


1 - ENFRENTE A DOR

Más notícias, cara. Vai doer pra cacete! O fim dói e a dor é enorme,  vai durar ainda alguns meses, mas a tendencia é aliviar com o tempo. Mas esse período de dor é chamado por alguns como  "tempo de luto", onde você será aflingido pela:
  1. Negação ("Isso não pode ser verdade!");
  2. Raiva e Ressentimento ("Quero que ela se foda!"); e,
  3. Depressão ("O que vou fazer da minha vida sem ela?").
O sentimento de perda e tristeza é normal. Mas como toda dor física, precisamos combatê-la para que ela possa diminuir com o tempo. Infelizmente não temos um anestésico - na verdade até existe, mas acredite, álcool e drogas só vão piorar as coisas - portanto é preciso combater com:
  • Aceitação ("É verdade, ela fez isso comigo.");
  • Raiva, sem ressentimento. ("Dane-se, vou viver é minha vida!"); e,
  • Realismo ("Vou sentir muita falta, mas vou conseguir viver sem ela")
  
Enfrente a dor e, principalmente, esteja preparado para a série de sentimentos confusos que virão. Se você acha que ainda vale à pena tentar, faça, mas tome cuidado para não exagerar na dose. Ela não é sua, portanto, você não tem direito de exigir posse de ninguém. Ligue ou passe uma mensagem, mas esteja preparado para um "não" e aceite. Não brigue e nem discuta, pois na raiva você pode dizer coisas que pode complicar a situação e dizer "desculpe, não quis dizer isso" não vai adiantar.

Não peça explicações, pois mulheres são objetivas e a decisão já está tomada. Além disso, as mulheres costumam ser de certa forma insensíveis quando terminam um relacionamento; ao contrário dos homens que às vezes ficam reticentes e usam covardemente a tática de fugir da situação ou de ser evasivo, a mulher não tem nenhum problema em dizer  "N-Ã-O-Q-U-E-R-O-M-A-I-S".  Portanto, insistir, só vai te deixar com mais raiva e ressentimento.

2 - CORTE A COMUNICAÇÃO

Geralmente quando a mulher coloca um ponto final, na maioria das vezes, é um ponto final mesmo! Pelo menos naquele momento. Dê um tempo a ela. Não ligue, não mande SMS e nem emails neste do período de luto. Se puder bloqueie ela do seu MSN, não fique fuçando seu Facebook ou Orkut e não passe em frente a casa dela para ver se a luz está acesa ou não procure saber da vida dela por meio de amigos em comum ou de parentes "que achavam vocês tão bonitinhos", por mais que a mãe dela diga que "você vai ser sempre o genro preferido", porque isso só ajuda a confundir sua mente e te afundar ainda mais no período de luto.

Forçar amizade com a família complica porque ela vai se irritar pela constante marcação cerrada e é capaz de dizer que você está jogando a família contra ela, complicando a situação. Sabe aquele ditado, "longe dos olhos, longe do coração"? Em pouco tempo verá que funciona mesmo. As vezes é até paradoxo: ajuda a quem ama esquecer, e quem terminou sentir falta. Mas o mais importante, não a cerque, deixe-a livre para decidir seus rumos. Por mais que dôa acreditar, ela tem uma vida independente agora e você não tem mais nada a ver com isso. Não fique imaginando se ela já está com outro cara, porque existem muitos homens na vida dela, inclusive amigos que vão se sentir mais à vontade agora que ela está sozinha, não necessariamente como amante e você pode cometer uma injustiça.

Se ela vier com papinho de "vamos ser amigos?", caia fora, não existe amizade em fim de relacionamento para a parte que ama. Existe apenas para quem quer massagear o ego e se sentir cercada pela sua presença. Se daqui há alguns meses depois, ou até anos, quando você tiver curado, achar que pode manter uma amizade, tudo bem, mas neste momento só vai emitir falsas expectativas.

3 - NÃO SE CULPE, MAS SEJA REALISTA

Namoros servem justamente para se descobrir se o relacionamento vai dar certo, se vocês combinam, essas coisas. Não somos perfeitos e nem sempre o fato dela não ter gostado de você significa que seja um cara ruim. Muitas vezes nos aproximamos da outra pela aparência física e tanta beleza pode obscurecer a visão real.  As pessoas são diferentes, tem desejos e sonhos diferentes que às vezes apesar da forte atração física, não se combinam. A mulher não pensa como o homem, aonde para nós a soma é simples: eu gosto dela e ela de mim, então dá namoro. A mulher analisa as situações circunstanciais como segurança emocionalfinanceira, família, trabalho, planos espirituais e muitas vezes ela termina um relacionamento mesmo gostando do cara, porque ela sabe que lá na frente não vai dar certo.

Outras vezes sentimos saudades daquilo que imaginamos que daria certo, e pra isso, por conveniencia nos lembramos apenas dos bons momentos. Avaliar os maus momentos é primordial;  discussões, os motivos das brigas, as coisas que não se compatibilizavam. Porque uma coisa é certa, a possibilidade da pessoa mudar é quase nula. No inicio, tudo pode se resolver com beijos e promessas, mas assim que a relação se tornar segura, os mesmos defeitos retornam. Dia desses vi num programa "Missão Impossível" da Jovem Pan um cara dizer que o relacionamento estava ruim, então ele resolveu pedir ela em casamento para ver se melhorava. Absurdo! Eu já fiz isso e acredite: é a pior merda que alguém pode fazer. Se algo vai ser ruim no namoro, será pior no casamento.

Em vez de se culpar e se sentir a pior pessoa do mundo, perceba quais são as seus defeitos e procure eliminá-los. Na maioria das vezes a mulher termina por causa de traição, indiferença, grosseria, ciume doentio; pergunte-se: será que você não pecou em alguma dessas coisas? Que tal tomar juízo e melhorar para o próximo relacionamento?

4 - CORTE AS LEMBRANÇAS



Ela não vai sair do seu coração de uma hora para outra, mas até que a chama se apague totalmente, corte qualquer lembrança que a faça a acender.  Apague do computador todas as fotos com ela. Se não tiver coragem, então grave num CD e depois esconda num lugar bem guardado que você não corra o risco de achar tão cedo. Não vá aos mesmos lugares que costumavam ir, e evite ouvir aquelas canções que várias vezes vocês diziam que eram suas. Se eram casados, mude da casa. Se não puder, limpe-a, mude o mobiliário, a cama de lugar (se for possível, mude até de cama). Não force amizade com as amigas dela e nem com parentes. Se tiverem amigos em comum, evite-os também, mas se forem amigos próximos,  deixe bem claro que você não quer ouvir nenhuma notícia à respeito dela.

5 - ARRUME TEMPO PARA OS AMIGOS

Não se isole! A melhor forma de perceber que existem tantas coisas boas e que se pode seguir em frente é andar com os amigos. Os mais íntimos sabem o que você está passando e não vai ficar remoendo coisas do tipo "Nossa, porque não deu certo? Eu achava que vocês formavam um belo casal".  Saia com os caras, jogue futebol, vão à praiaclube, jogue videogame ou vão prum buteco falar de sexo, carro ou futebol, mas não se isole.

As mulheres costumam ser muito protecionista neste sentido; é começar um namoro e ela faz com que você se afaste dos amigos, acreditando que eles possam ser má influência pra você. Se aconteceu contigo, se reaproxime devagar, se ele for seu amigo no inicio vai jogar algumas piadinhas na sua cara, mas vai entender. E aí quem sabe, no próximo relacionamento, perceberá que não vale à pena cair nessa armadilha e mantenha seus amigos sempre próximos.

6 - ACEITE SEU NOVO ESTADO CIVIL

Você está solteiro. Não entre na paranóia de se limitar pensando no que as pessoas vão pensar de você, e principalmente, o que ela vai pensar de você. Se usavam aliança, tira isso do dedo já. Você está sozinho e precisa aceitar isso. 

O grande problema nesses casos é  o risco de você criar na mente que ainda existe ligação entre vocês, e se frustrar quando perceber que não é recíproco. Ela vai sair com as amigas, vai estar na balada, e se rolar, vai ficar com alguém. Você então vai se sentir traído, sem justificativa, afinal ela deixou bem claro que acabou.

Pensa assim! Lembra-se quando você estava zangado e que o que mais desejava era ser solteiro para poder fazer as coisas que gostava?  Pois esta é a hora de desfrutar dessa independência, ninguém e nada está te prendendo.  Aproveita cara!

7 - CUIDE DE SUA APARÊNCIA

Esqueça aquele lance dos filmes de comédia romântica em que o cara fica todo acabado para despertar a pena da mulher amada. A tendencia nossa é relaxar no visual, afinal, "a vida não tem mais sentido".  Quer uma gilete pra cortar os pulsos?  

Barba por fazer, vida sedentária, camisa amassada... esquece! Resista essa idéia de fazer ela sentir pena da gente, mesmo que haja um retorno, será temporário, porque com o tempo os motivos que fizeram ela separar de você se tornam evidentes novamente. Além disso, quem gosta de derrotados e negativistas? Cuide-se psicológica e fisicamente. Entra numa academia, compre roupas novas e ande sempre bem arrumado. Faça terapia, converse com um psicólgo (óbvio, ninguém precisa saber disso, né?).  

Mulheres gostam de homens que tem auto-confiança, segurança e que andam bem arrumados. Converse com pessoas que passaram a mesma situação e descubra como eles "sobreviveram", os micos que eles também "já fizeram por amor", e veja que todo mundo já fez papel de bobo alguma vez. É engraçado e ajuda a amenizar o sentimento de inferioridade que costumamos ter. O sentimento de solidariedade e empatia costuma ajudar o cérebro a se acostumar com a situação.

8 - PROJETO ESQUECIMENTO

Depois do luto entra a fase da Aceitação. Não significa que a esqueceu totalmente, até porque não esquecemos de ninguém que passa por nossas vidas, seja de forma positiva ou negativa. Mas já se conforma com a situação, seu coração não dói tanto e você já consegue rir e até se imaginar com outra pessoa. Mas ainda não está curado, cuidado com as recaídas, portanto, vamos lá.

É comum quando estamos com alguém, colocar alguns projetos na gaveta, seja por falta de tempo ou porque ela te criticava. Que tal tocar eles para frente? Um curso de bateria ou de trombone?  Dança de Salão? Colecionar carrinhos do Hot Whells ou revistas do Batman? Por que não?  Quem disse que não podemos fazer alguma coisa pelo nosso "hobby"?  Está na hora de fazer aquelas coisas que são exclusivamente suas e que você sente o maior prazer em fazer sem medo de alguém achar você ridículo ou infantil.

9 - AMOR À VISTA?


Estou falando de amor, e não de pegação. No inicio sair pegando todo mundo  vai ser legal, prazeroso, teus amigos vão dizer que você é o cara,  mas se o objetivo for esquecê-la ou "passar na cara dela", não vai dar certo.  Procurar uma garota apenas para substituir outra geralmente acaba em mais corações feridos e frustração. Um sentimento vazio vai tomar conta e você terá aquela velha impressão de que mulher nenhuma vai substituir o "grande amor de sua vida!!!".   Aí vem as recaídas e todas aquelas coisinhas humilhantes à tiracolor.


Divirta-se, tenha encontros, fique com alguém, mas só entre num relacionamento sério se realmente tiver pronto pra se envolver. Fazer com outras o que fizeram com você não é legal! 


Mas deixe seu coração aberto para conhecer novas amigas, e quem sabe, um novo amor? Não faça o tipo revoltadinho, que a partir de agora "toda mulher não vale nada e tem que se lascar mesmo". Se permita conhecer novas pessoas e, o mais importante, não faça comparações.  Elas podem até seguir um padrão, mas nenhuma garota é igual as outras.


10 - AME A DEUS

Tá bom, pode parecer clichê religioso, mas ainda assim é o melhor modo de curar qualquer coisa é buscar a DeusNão significa que você precise frequentar uma igreja como fanático ou que Deus vai fazer você esquecer milagrosamente sua ex. Se isso acontecer, melhor ainda, afinal, nesses ambientes existem várias garotas que valem à pena se envolver.

O rei Davi escreveu um belíssimo salmo que diz: "Os sacrifícios a Deus são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e esmagado não desprezarás, ó Deus." (Salmo 51:17).

Falar com Deus em oração, colocar para Ele os seus sentimentos e suplicar apoio para sair dessa situação e ter uma atitude de vida melhor e boas ações, respeitando o próximo, é a melhor coisa que pode fazer com que Ele não te desampare.



2 comentários:

Andréa Llago Fotografia disse...

Dizem que leva 10 meses para esquecer um amor de verdade...

Deus ajuda demais, e uma boa aute-estima,
hora de aproveitar e se amar muito!!!

Beijos,

andrelago disse...

Dizem que leva 10 meses para esquecer um amor de verdade...? Torço muito para que os próximos 4 meses chegue logo para uma pessoa.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...